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Linguagem da Alma VIII
Linguagem da Alma VIII

“Nos momentos em que o psiquismo falha, o organismo começa a
pensar”

Sandor Ferencsi ( Psicanalista Húngaro )

 

"A inteligência voltada para o mal é pior do que a burrice"

Helio Pellegrino (Psicanalista).

 

"As pessoas responsáveis não precisam ser obedientes"

Marshall B. Rosemberg ( Psicólogo Americano ).

 

O herói verdadeiro nunca perde suas virtudes e integridade, mesmo nas condições mais difíceis.Ele muda as circunstâncias, não seu caráter.

 

"Eu bebo, não por simplesmente gostar do vinho ou zombar da fé - não; é apenas para esquecer de mim mesmo por um instante. É só isso que desejo da embriagues, apenas isso."

Omar Khayyām,( poeta, matemático e astrônomo persa.)

 

“O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.” 

Madre Teresa de Calcutá.

 

“Ama e faze o que quiseres”.

Santo Agostinho.

 

"Nada que é real pode ser ameaçado. Nada que é irreal existe. Nisso consiste a paz de Deus.

Livro Um Curso Em Milagres.

 

". A mente que serve ao espírito é invulnerável."

Livro Um Curso Em Milagres.

 

"Não existe arte mais difícil que a de viver. Durante a vida inteira a criatura tem que continuar aprendendo a viver e, a coisa que surpreenderá ainda mais: a criatura, durante a vida inteira,  tem que aprender a morrer."

Sêneca

 

" Introspecção é sempre retrospecção"

Jean Paul Sartre (filósofo e escritor frances)

 

"O verdadeiro sentido da tragédia é essa observação profunda, que as faltas expiadas pelo herói não são as deles, mas as faltas hereditárias, isto é, o próprio crime de existir:"

Arthur Schopenhauer ( filósofo alemão).

 

"Porque ser sábio, por definição, não é amar ou querer ser amado, é simplesmente viver sabiamente, feliz e livre, na medida do possível, tendo enfm vencido os medos que a finitude despertou em nós"

Luc Ferry (filósofo francês)

 

"Ninguém tem contrariedades mais frequentemente que aqueles que não suportam tê-las."

 

"A melhor maneira de reescrever o passado é reconstruir o presente. Devemos retornar ao passado apenas para reciclá-lo, reorganizá-lo, mas não para nos fixarmos nele. Mas muitos têm um Eu saudosista, que se fixa nos fatos que já ocorreram, seja para se autopunir pela culpa, seja para reclamar o que perdeu. Reclamar e se culpar esgotam a energia do Eu, fragilizam-no como engenheiro do presente. Nada mais triste do que ser refém da história e nada tão prazeroso quanto ser um construtor de um novo tempo."

Augusto Cury (Psiquiatra brasileiro)

 

"O Eu tem duas grandes responsabilidades históricas: reciclar a sua história e reciclar, tanto quanto possível, a história social."

Augusto Cury (Psiquiatra brasileiro)

 

"A melhor maneira de tratar o nosso orgulho não é tentar ser humilde, mas descobrir nossa ignorância. A humildade só é consistente com o reconhecimento concreto de nossa pequenez."

 Augusto Cury (Psiquiatra brasileiro)

 

"Quem diminui a si mesmo perante os outros é injusto consigo mesmo, injusto perante a complexidade de seu intelecto."

Augusto Cury (Psiquiatra brasileiro)

 

 "O conflito é visto como algo muito importante para o desenvolvimento do indivíduo, pois ele impulsiona o sujeito a uma saída levando-o ao crescimento pessoal.

Henri Wallon (filósofo, médico, psicólogo e político francês.)

 

"O conhecimento basei-se não só na verdade, mas no erro também."

 

"O mito incorpora a abordagem mais próxima da verdade absoluta que se pode expressar em palavras, pois as imagens mitológicas provenientes do inconsciente coletivo não foram contaminadas, nem pervertidas por convenções linguagem e lógicas sociais, nem pelas ilusões de nenhum culto ou indivíduo particular. De mais a mais a linguagem do mito é associativa e integrativa, e não dissociativa e analítica como o pensamento comum. O mito é portanto uma representação mais verdadeira da Realidade do que as que encontramos em qualquer outro sistema simbólico. Conquanto não elimine todos os dualismos, não os suspende, e nisso reside o poder incrivelmente renovador da vida, e o eterno fascínio da mitologia. A mitologia nos coloca nas faixa transpessoais da consciência, o nível da bem aventurança pura, porque a guerra dos opostos foi temporariamente suspensa. Assim a experiência mística é a experiência dos arquétipos, porque os místicos são pessoas que têm uma experiência particularmente vivida dos processos do  inconsciente coletivo."

Carl Gustav Jung

 

 

"Cada dualismo separa um processo unitário, reprime-lhe a não dualidade e projeta-o como dois opostos antagônicos, e nós nos identificamos com apenas um dos polos opostos, estreitando desse modo nossa personalidade pela metade. Cada dualismo- repressão-projeção sucessivo, diminui drasticamente os fenômenos com os quais nos identificamos, e nossa identidade se transfere sucessivamente  do universo para o organismo, do organismo para o ego e do ego para as partes do ego, isto é, (da Mente para a Existência, da Existência para o ego e do ego para a sombra). Visto que cada dualismo-repressão-projeção torna inconsciente certos processos disso resulta que cada nível do espectro é produtor potencial de certos tipos de doenças. Nesse processo a Energia também vai se desintegrando. Esse processo significa que houve a objetivação da Subjetividade Absoluta, onde encaramos o universo como uma multiplicidade de objetos lá fora, separados e opostos ao sujeito que é denominado eu."

Ken Wilber

 

"Somos dominados por tudo aquilo com que nosso eu se identifica. podemos dominar e controlar tudo aquilo com que nós nos desidentificamos."

Roberto Assagioli (Psiquiatra Italiano).

 

"Há necessidade da atenção passiva, sem alternativa, mas intensamente alerta e não contaminada pelos símbolos, conceitos, pensamentos ou dualidade, uma percepção do Agora, do que é, não do que era, do que será, do que seria, do que deveria ser, ou do que não podia ser. O que é Real, e tão só do conhecimento dessa realidade, somos postos em liberdade."

Ken Wilber

 

"Se não é possível escolher o nosso destino de estar no mundo, podemos aceitar e assumir a responsabilidade de nossa atitude para com esse destino".

Ken wilber

 

"Você poderá declarar de modo claro e firme como se sente ou pensa sobre um determinado assunto, mas sem agressividade ou qualquer sentido de defesa; ou seja usando sua assertividade."

Eckart Tolle

 

"O poder que exercemos sobre os outros é fraqueza disfarçada de força. O verdadeiro poder é interior e está à sua disposição agora."

Eckart Tolle

 

"No agora,na ausência de tempo, todos os nossos problemas se dissolvem. O sofrimento precisa de tempo, e não consegue sobreviver no agora."

Eckart Tolle

 

"O Agora é um ponto central do ensinamento do sufismo o braço místico do Islamismo. Os sufistas têm um ditado que diz: "O sufista é filho do momento presente. Rumi grande poeta e mestre do sufismo ensina:" Passado e futuro ocultam Deus de nossa vida. Ponha fogo em ambos. Mestre Eckhart mestre espiritual cristão ensina: "O que impede a luz de nos alcançar é o tempo. Não há maior obstáculo para Deus do que o tempo."

Eckart Tolle

 

"Ao respeitarmos o momento presente, toda a luta e infelicidade se dissolvem, e a vida começa a fluir com naturalidade e alegria. Ao agirmos com a consciência do momento presente, tudo o que fizermos virá com um sentido de qualidade, cuidado e amor, mesmo a mais simples ação."

Eckart Tolle

 

"Ao fim dessa luta compulsiva com o Agora, a alegria do Ser passa a fluir em tudo o que fazemos. No momento em que nossa atenção se volta para o Agora, percebemos uma presença, uma paz, uma serenidade. Não dependemos mais do futuro para obter plenitude e satisfação, não o olhamos mais como salvação. Consequentemente, não estamos mais presos aos resultados. Nem o sucesso, nem o fracasso têm o poder de alterar o estado interior do Ser. Você acabou de encontrar a Vida sob a situação de vida."

Eckart Tolle

 

"Na ausência do tempo psicológico o nosso sentido do eu interior provém do Ser, não do nosso passado pessoal. Assim, desparece a necessidade de nos tornarmos uma outra pessoa diferente de quem já somos. No mundo, levando em conta nossa situação de vida podemos ser bem sucedidos, ricos, conhecidos, famosos, livres disso e daquilo, mas na dimensão profunda do Ser estamos completos e inteiros agora."

Eckart Tolle

 

"Angústia nada mais é do que medo imaginado e sustentado pela mente."

 Silvano Arieti (Psiquiatra Italiano)

Desejo nada mais é do que prazer imaginado e sustentado pela mente"

Ken Wilber"

 

"A criança ao diferenciar o eu do objeto, transcende a identificação com o mundo objetivo, e é capaz de operar sobre ele utilizando para isso o corpo sensório motor. O corpo assim, representa a primeira expressão da individualidade."

 

"Tempo e angústia são sinônimos"

Soren Kierkegaard (Filósofo Existencialista Dinamarquês)

 

"É graças à linguagem e suas estruturas simbólicas e temporárias que alguém pode adiar a descarga imediata dos impulsos biológicos. Assim, nesse processo, o eu começa a diferenciar-se do corpo e a emergir como uma entidade mental, verbal, e sintática. Portanto, em toda forma de transcendência existe uma tríade composta pela diferenciação, transcendência e operação."

Ken Wilber

 

"O homem no nível conceitual sintático já não vê a si mesmo só como uma entidade física, nem como um mero nome, mas como o depositário dos conceitos cognitivos que fazem referência a sua própria pessoa. Nessa fase, os conceitos impregnam e em grande medida constituem a imagem do eu. Ao pensar, ao sentir e atuar o ser humano nessas condições se interessa mais pelos conceitos das coisas do que por elas em si. "

 

"Na relação externa entre pai e filho, ou entre o ego e o superego, em que o pai admoesta repetidamente o menino por este haver se enfurecido, ele terminará identificado com o pai, e cada vez que se zangue, brigará consigo mesmo, e este controlará a si mesmo. Deste modo a relação que era externa passará a ser interna na medida em que cria duas subpersonalidades diferentes de seu próprio ego, convertendo-se a relação interpessoal em intrapessoal. Este menino pode diferenciar-se ainda mais transformando-se em menino adaptado, rebelde ou natural. Assim no nível egóico-conceitual os afetos, fantasias e imagens, estão ligadas às formas conceituais da realidade social."

Ken Wilber

 

"Denominamos sombra todos os aspectos reprimidos do eu e persona ao falso eu resultante da repressão"

Carl Gustav Jung

 

"No inconsciente, existe uma ampla variedade de níveis, e só alguns deles são pessoais, ou sombras submergidas. Amplas regiões são pré-pessoais, (urobóricas, arcaicas, coletivas e arquetípicas inferiores). Outras são transpessoais ( sutis, causais, coletivas e arquetípicas superiores). Quando o eu se desidentifica das estruturas de ordem inferior, pode integrá-las nas novas estruturas emergentes de ordem superior."

Ken Wilber

"Durante o período de ego amadurecido, o indivíduo pode desidentificar-se de suas diversas personas, e integrá-las ao ego (processo de individuação de Jung). Isto supõe o começo do Arco Interno, a partir do qual os estágios posteriores são todos transegóicos."

Ken Wilber

 

"O mecanismo que transforma a energia e a conduz a uma nova consciência é o símbolo"

Carl Gustav Jung

 

"Quando há uma série de fracassos dentro de um determinado nível de consciência, é porque existe a necessidade de transformação que pode ser regressiva ou progressiva."

Ken Wilber

 

"A consciência focalizada no presente, é transequencial, e se acha por cima e além do tempo sequencial. O self próprio deste estágio observa o curso dos acontecimentos lineares, pode ver o passado e o futuro como pensamentos no presente, seguir recordando o ontem e planejando o amanhã como movimentos do presente."

Ken Wilber

 

"O ego corporal infantil caracteriza-se por uma espontaneidade, impulsividade e (descarga imediata) preverbais, estas características se acham ausentes nos domínios do  ego;  Já nos estágios transegóicos os rígidos controles do ego são transcendidos, onde existe uma liberdade que transcende a palavra, o controle e as inibições."

Ken Wilber

 

"O centauro amadurecido, uma unidade e uma integração de ordem superior é transverbal e transocial, mas não transpessoal, implica uma desidentificação com o ego representa o potencial máximo acessível no reino existencial ou "grosseiro. Ele é na realidade o estado de beatitude, do amor cósmico, da recepção de graça, da intuição de uma presença Divina que tudo impregna. Transcendeu o filtro(egóico social) impostos por suas fantasias e patologias. Temos então um movimento de uma dimensão impessoal da consciência através de uma dimensão pessoal até uma dimensão transpessoal."

Ken Wilber

 

"Através da diferenciação, integração e transcendência ocorre a passagem de um "reino" para outro da tradicional psicologia tradicional. assim ocorre a transcendência do estado pleromático urobórico, para o estado corporal biológico, deste para o estado mente-persona, que quando se integra à sombra conduz à unidade superior do ego total chamada individuação e finalmente desta para a integração supraordenada entre o ego total e todos os níveis inferiores (uroboro, corpo, persona e sombra). Todos esses estados estão se referem ao corpo físicoe mente compreendidos dentro do conceito de espaço tempo."

Ken Wilber

 

"É a transcendência das estruturas infra-ordenadas (corpo e mente) o que permite à consciência operar sobre elas e integrá-las."

Ken Wilber

 

"Os processos mentais inconscientes são em si mesmos atemporais, o isso é atemporal."

Sigmund Freud

 

"A fusão pleromática infantil precede á diferenciação entre sujeito e objeto, o que significa que o menino é incapaz de distinguir um do outro, mas a união mística é posterior à diferenciação entre sujeito e objeto, o que significa que transcende a ambos sem deixar de ser consciente de sua dualidade convencional, do mesmo modo que a linguagem transcende a consciência corporal sem invalidá-la."

 

"Para cada modalidade concreta de consciência, existe uma modalidade posterior supra-ordenada. No início o self esta imerso na fusão pleromática, depois quando emerge dessa fusão material, a consciência emerge pela primeira vez como um self corporal; quer dizer o self identifica-se com o corpo. Com a emergência da linguagem, o self se identifica com o eu sintático, então já não está exclusivamente ligado ao corpo, mas ao ego mental. Quando um estágio superior surge no processo evolutivo, revela-se o arquétipo divino, onde o self ao identificar-se com ele passa a operar desde essa identificação. ao self deixa então de estar exclusivamente identificado ao ego e passa a vincular-se ao arquétipo." Quando o self sutil se diferencia da mente egóica, ele é capaz de utilizar suas próprias estruturas psíquicar para atuar sobre o corpo, a mente e o mundo. Assim, evolução é em realidade autorealização através da transcendência. "

Ken Wilber

 

"O processo de crescimento implica transcendência, através de um  arco que partindo da subconsciência atravessa a autoconsciência chegando acima a supraconsciência, transcendendo mais e mais, integrando mais e mais, unificando mais e mais até que só existe a Unidade que era pré-existente da mesma origem, e que jamais deixou de ser o  alfa e o ômega na viagem da alma através do tempo."

ken wilber

 

"Arquétipos são predisposições potenciais a experimentar e reagir ao mundo da mesma forma que fizeram nossos antepassados. São estruturas primitivas menos evoluídas, inconscientes, e que não foram reprimidas (pleroma, Uroboros e tifon). Portanto arquétipos não são imagens arcaicas, mas modelos paradigmáticos de manifestação.

Ken Wilber

 

" O inconsciente arcaico não é um produto da experiência pessoal, é originalmente inconsciente sem ser reprimido, e contém as estruturas basicamente pré-verbais da humanidade, e que mesmo quando afloram na consciência, tendem a permanecer inconscientes. Na análise temos de distinguir os sonhos e fantasias que são de origem do inconsciente pessoal e de origem arcaica, onde tratamos as primeiras através da análise e as segundas através da mitologia."

ken Wilber

 

"Uma das razões principais do porque a sombra se reprime é porque ela se converte num veículo do inconsciente arcaico carregado de impulsos instintivos inadmissíveis para o ego."

Ken Wilber

 

"O reino sutil, pós-egóico só pode surgir depois da adolescência, e só raramente o faz antes, mas por diversas razões o ego é suficientemente forte para reprimir não só os domínios inferiores, mas também os superiores e impedir deste modo a aparição do reino subconsciente, bem como do supraconciente. neste caso chamamos esse processo de ((inconsciente emergente reprimido). A não emergência é causada pelas defesas reais do ego contra a transcendência."

Ken Wilber

 

"Sempre que o self se desidentifica com uma estrutura inferior do espectro da consciência, ele d de maneira natural  e apropriada se identifica com uma estrutura supra-ordenada emergente. Ele então abandona sua identificação exclusiva com a estrutura inferior, mas não se desvincula dela.Ele a transcende sem negá-la e pode assim operar sobre ela com os instrumentos que lhe proporciona a nova estrutura emergente. Quando o self corporal se diferenciou do entorno ele passa a atuar sobre esse entorno com o instrumento corporal como os músculos por ex. Quando a mente egóica simbólica mental se diferencia do corpo passa a operar sobre esse corpo com os instrumentos da mente como os conceitos, sintaxe, etc. Quando o self se diferencia da mente pode operar sobre ela o corpo e o mundo com os instrumentos de sua própria estrutura psíquica. Nesse processo, nenhum dos níveis inferiores transcendidos desaparecem, mas integram-se na consciência como Consciência."

 

"Podemos dizer que a mente que é a condição à priori da experiência egóica, transforma-se em um mero elemento da experiência dos reinos superiores. Vemos então que transcendência não tem nada de estranho, oculto ou psicótico, ou seja não tem nada de especial, a transcendência é o caminho natural para a autorealização."

Ken Wilber

 

"A meditação é um processo de diferenciação, desidentificação, transcendência e integração. A meditação é evolução e transformação, que por mais estranha e misteriosa que pareça ao ego nada tem de especial. Neste sentido a meditação é para o ego o que este é para o tifon, um estágio mais avançado do desenvolvimento da consciência. Uma vez que o estado transpessoal faz parte do reino emergente da consciência a meditação apenas acelera o processo de emergência."

"A evolução do ego para o reino sutil e causal requer desprendimento e renúncia do ego, ( o que não quer dizer destruição do mesmo) composto de pensamentos, conceitos verbais e reações emocionais aos mesmos. Na meditação visam condições especiais, ou seja: "permanecer centrado no presente", "reconhecer os impedimentos", "amar incondicionalmente", "chegar a se sentir unido com o mundo", "aceitar tudo já que tudo provém da Divindade".

Ken Wilber

 

"Assim, a luta de Eros contra Thânatos, a luta da vida contra a morte  é a principal batalha, a angústia básica, o dilema fundamental a que se vê exposta toda sensação de identidade independente, um estado de medo primitivo que só se erradica quando tem lugar a autêntica transcendência da separatividade do ego através de sua identificação com a Totalidade."

Ken Wilber

 

" O projeto Edípico consiste em vencer a morte do sujeito através do processo de se tornar pai de si mesmo. Segundo Freud, todos os instintos, de amor, agradecimento, sensualidade, desafio, auto-afirmação e independência vêm-se satisfeitos pelo desejo de se tornar pais de si mesmo. O projeto edípico constitui então uma fórmula de escapar da passividade e da aniquilação. o projeto de aproximar-se da Divindade, do Atman, da consciência da Unidade é o que sustenta o complexo de Édipo, que nada mais é do que o desejo de imortalidade, de onipotência."

Ken Wilber

 

" O complexo de Édipo, o medo à castração não é o medo pelo castigo imposto ao incesto, mas a angústia existencial da luta entre a vida e a morte existente no corpo animal. A expulsão do paraíso é então representada pelo complexo de castração. O complexo de castração desobstrui o caminho para o self prosseguir no rumo ascendente aos reinos mentais. O eu deve morrer para o sesejo de achar a unidade através do sexo. Porém um complexo de castração excessivamente severo que em lugar de contribuir para a diferenciação, pode conduzir à repressão ou dissociação do corpo."

Ken Wilber

 

"O racionalista experimenta a satisfação através da atividade conceitual, teme renunciar à sua "chupeta racional e, em consequência se nega a diferenciar-se ou desidentificar-se do nível mental e a dar o passo que deveria conduzir-lhe ao nível sutil."

Ken Wilber

 

"O estágio egóico-mental é o mundo dos conceitos, dos símbolos, da razão, da vontade, da lógica e da moral."

Ken Wilber

 

"Na linha evolutiva do self o ego cumpre seu encargo que consiste em promover a evolução do mesmo do estado pré conciente para a autoconeciência, onde o próprio self se desidentifica exclusivamente com o corpo e se identifica com a mente."

Na desidentificação do self do ego e identificação com a consciência sutil ou mística a transcendência ocorre,  mas o ego permanece incólume. Neste caso, onde o self possui ainda um ego, mas sua identidade não está exclusivamente ligada a ele. Para que haja evolução da consciência, tudo aquilo com que o self se acha inconscientemente identificado deve terminar diferenciado, desidentificado e transcendido".

Ken Wilber

 

"Na medida em que alguém siga identificado com o ego, na medida em que siga funcionando com os desejos e incestos egóicos, será exposto à castração egóica. O ego opera com conceitos e com ideias, que quando se vêm ameaçados, são sentidos como um ataque, como uma ameaça de morte para o ego, ou seja uma castração agóica. Enquanto exista ego e incesto egóico,  haverá morte e castração egóica. No momento em que o self suportar a castração egóica, poderá diferenciar-se do ego, transcendê-lo  e integrá-lo, ascendendo numa consciência além das camadas biossociais."

Ken Wilber

 

" A inflação do ego, supõe atribuir ao próprio, qualidades do (Si Mesmo), (a Imagem de Deus), atributos que estão muito além das próprias medidas do ego. Seria assim uma identificação do ego com o Self característica da criança em seu estado urobórico. Mas pode haver também uma deflação do ego em que ele se acha uma vítitima da Divindade característica dos estados melancólicos que possuem um sentimento excessivo de culpa e sofrimento."

Edward Edinger (Analista Junguiano)

 

"E eis que eu vos dou a minha paz, não como o mundo a dá. Eu vos deixo a paz verdadeira do coração, enquanto o mundo lhes dá uma paz ilusória da mente."

Jesus Cristo

 

“As oportunidades para procurar forças mais profundas em nós mesmos vêm quando a vida parece mais desafiadora.”

 Joseph Campbell